Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/
O dia de ontem foi de fé e de agradecimento. Apesar do tempo chuvoso, um grupo de cerca de 30 pessoas participaram da 12ª Romaria em Defesa da Pessoa Idosa. O tema deste ano era "Somos leigos, queremos ser missionários como Jesus e Maria", e teve como lema, "Ó Maria, rogai por nós! Ó Maria, intercedei por nós".
Ações do Outubro Rosa começam na quarta-feira
A concentração começou por volta das 8h, no Lar das Vovozinhas, ponto de partida dos romeiros, que seguiram procissão até o Santuário da Basílica da Medianeira, onde ocorreu a celebração da missa e as bênçãos, seguidas de almoço. À tarde, os fieis participaram da Domingueira no Ginásio de Esportes, com show e venda de doces, cucas e bebidas.
Semana terá predomínio de sol e tempo seco em Santa Maria
Dessa vez, a promoção das atividades ficou por conta da Pastoral da Pessoa Idosa de Santa Maria. A aposentada Adélia Fragoso, 67 anos, participou do evento pela terceira vez. Ela, que é uma das voluntárias que fazem a visitação aos idosos enfermos hospitalizados e em casas de repouso pela Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Camobi, conta que encontrou forças em Deus e no trabalho voluntário com a pessoa idosa para superar o falecimento do esposo, há um ano e quatro meses.
- Isso se acentuou mais em mim faz uns dois anos, quando o meu marido ficou bem doente. Eu sou bem envolvida em outros setores da paróquia, mas quando o meu esposo ficou doente, eu senti necessidade de dar essa atenção a pessoa idosa. Eu encontrava força para cuidar do meu marido visitando outros idosos. Já acompanho a Romaria da Medianeira há 35 anos, agora participo desta para agradecer pela saúde e rezar pelo idosos que não têm ninguém nesses momentos. Fazer o bem é o que mais me conforta. Gosto de transmitir isso para as pessoas - comentou.
Na quarta-feira, a Pastoral da Pessoa Idosa promoverá um chá em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado na data de hoje. A missa ocorre na Paróquia da Glória, em Camobi, às 15h. A programação vai ser realizada no salão de festas da Igreja Matriz. O convite custa R$ 5 e podem ser adquiridos no local.